sábado, 22 de janeiro de 2011

Peixe Mato Grosso


   O peixe mato grosso é bem bonito, ele é da família dos caracídeos, ele gosta de ph ácido mas pode viver em ph levemente alcalino de 5.0 a 7.6, ele pode viver em temperatura de 22º a 28°C, quando adultos podem medir 4cm e tem uma estimativa de vida de 5anos
   O mato grosso é Onívoro (essencialmente carnívoro), come pequenos crustáceos, insetos e vermes no seu habitat natural, em aquários aceitam alimentos comerciais, especialmente em flocos.
   O mato grosso é  Onívoro, ele solta seus ovos no substrato, geralmente os pais não cuidam da progênie e praticam canibalismo, os ovos eclodem em até 36 horas e as larvas nadam livremente após 3-4 dias pós eclosão.
   É bem fácil a reprodução em cativeiro, pode ser obtida através da relação de pelo menos meia dúzia de espécimes, três de cada sexo; pH na faixa de 5.5 – 6.5, GH 1-5 e temperatura em torno de 28ºC; desejável aquário estar pouco iluminado e conter plantas de folhas finas, musgos ou MOPs; quando as fêmeas estão visivelmente cheia de ovos, une-se aos machos mais coloridos; desova normalmente ocorre ao amanhecer, alevinos são foto-sensíveis e deve-se manter o aquário deve ser mantido em total escuridão se possível; pais comem ovos ou larvas.
   O seu dimorfismo sexual pode ser definido pela coloração, machos são mais coloridos, ou pela nadadeira dorsal, onde o macho apresenta nadadeira dorsal de coloração negra intensa, enquanto a fêmea não possui coloração negra na base. Uma mancha negra em forma de losango, localizada atrás do opérculo, também distingue o macho, podendo esta mancha ser ausente ou menos evidente em espécimes juvenis ou criados em cativeiro. As fêmeas são mais arredondados e robustos do que os machos, que são mais magros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário