sábado, 22 de janeiro de 2011

Acará Disco


  O Acará Disco é um dos peixes mais belos para se ter em um aquário, é muito comum vermos discos dividindo o espaço de um aquário com Acarás Bandeiras ou outros peixes, mas deve-se tomar o cuidado de nunca colocarmos discos pequenos com peixes maiores que eles. O disco já tem uma tendência a demorar um pouco mais a se adaptar ao novo lar e se este for colocado com peixes maiores do que ele, terá dificuldade para disputar o alimento no aquário com os outros peixes, o que prejudicará seu crescimento.
  O termo acará-disco ou peixe-disco é a designação comum aos peixes teleósteos perciformes da família dos ciclídeos do gênero Symphysodon. De distribuição amazônica, corpo discoidal geralmente com faixas escuras verticais, são peixes ornamentais.São pacíficos, onívoros e gostam de pH ácido. O ph ideal para aquários seria de 5.0 a 6.5 e a temperatura de 26°C a 29°C sendo recomendado a temperatura de 28°C.





Pesquisa Sobre Acará Discos

  A investigação foi liderada por Jonathan Buckley, da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, e feita em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, sediado em Manaus.

  A principal dificuldade foi fazer os peixes procriarem em cativeiro. Os pesquisadores observaram que por até duas semanas após o nascimento, os peixinhos mordiscam as laterais dos peixes adultos absorvendo o muco. Os adultos demonstraram já dominar essa forma de “cuidado maternal”, pois passavam a cria de um para o outro.

  A partir da terceira semana, ele passaram a fugir ocasionalmente dos recém-nascidos, para começar a “desmamá-los” e, a partir da quarta semana, nadavam de forma a impedir que os filhotes continuassem a se alimentar do muco.

  Ao monitorar a composição desse muco, Buckley verificou que a proporção de proteínas e anticorpos aumentavam muito logo depois que os acarás colocavam os ovos, algo semelhante ao que acontece com os mamíferos quando têm filhotes. Após o período de três semanas de “amamentação”, essas propriedades nutritivas diminuíam. O processo possivelmente é hormonal, segundo o cientista, que pretende estudar mais detalhadamente como ele funciona.



Reprodução de Acará Disco


Nenhum comentário:

Postar um comentário